Dez anos depois, A Cartilha está de volta.

25/02/2008

O Comunismo e o Oportunismo no 25 de Abril

"[...] a geração que fez a revolução galgou de quatro em quatro todos os escalões das hierarquias, usando os cotovelos com o nome de saneamento, e encontrou-se com a posse de todas as alavancas de comando, sem experiência, sem projecto, e atordoada pelos discursos ideológicos que lhe pregaram em todas as línguas, e foram mais ou menos traduzidos, sem grande coerência, na profecia ambígua que dá pelo nome de Constituição Portuguesa."


Adriano Moreira, em "Novíssimo Príncipe", 2003

A Diplomacia Portuguesa; sua Clarividência, Prudência e Patriotismo

Confesso a V. Ex.ª que cada vez tenho mais apreensões sobre as ideais do Generalíssimo [Franco].
Acho-o enamorado do Poder e do poder pessoal. De todos os que governam a Espanha é ele que me diz as coisas mais estranhas e que fala a linguagem mais próxima do «eixo».
Notei ante ontem (sic), por exemplo, que tanto o ministro dos Assuntos Exteriores como o da Marinha, nas conversas que tivemos concordaram comigo que a Alemanha passara todas as marcas da tolerância internacional e que a Itália se encontra em posição desgraçada.
Ambos previram como única solução que ela repetisse a manobra de há 20 e tal anos, acabando por renegar a aliança com a Alemanha [como aconteceu na 1ªGrande Guerra].
Só Franco me falou com grandes reservas a este respeito e não achou, por exemplo, escandaloso, o entendimento com a Rússia.
Repito: acho-o um homem estranho e muito deslumbrado pelas ideas (sic) do eixo.

Excerto de uma carta do embaixador de Portugal em Espanha Pedro Teotónio Pereira dirigida ao presidente do Conselho de Ministros, o professor António de Oliveira Salazar, a 25/08/1939

Atenção aos Aperitivos nos Restaurantes: Só se Pagam se Solicitados!!

O alerta é de Mário Frota presidente da Associação Portuguesa dos Direitos do Consumo (APDC). Segundo a lei «O consumidor não fica obrigado ao pagamento de bens ou serviços que não tenha prévia e expressamente encomendado ou solicitado, ou que não constitua cumprimento de contrato válido, não lhe cabendo, do mesmo modo, o encargo da sua devolução ou compensação, nem a responsabilidade pelo risco de perecimento ou deterioração da coisa». Ou seja, "couverts" que não sejam pedidas serão entendidas como oferta.

O Aviso da SEDES - Os Ventos da Mudança já se fazem Sentir

A SEDES, uma das mais antigas e credíveis associações cívicas portuguesas, procura dinamizar a democracia, o humanismo e desenvolvimento sócio-cultural desde 1970. No passado dia 21 de Fevereiro tornou pública uma tomada de posição onde chama a atenção para:

O mal-estar difuso que se faz sentir na sociedade portuguesa e ameaçam a coesão nacional

Para a perda de confiança no sistema político actual e nos representantes partidários

A crise de valores, da comunicação social, da justiça ineficaz e da presença asfixiante do estado na sociedade

O aumento da criminalidade e do sentimento de insegurança, que tem por oposição o exagero no controlo e na fiscalização (ex: ASAE) de áreas que representam menores perigos sociais.



Os Ventos da Mudança fazem-se sentir, anunciando que a mudança já está no ar, faltando apenas saber quando será. A bem da Nação.

Tomada de posição na integra (site do SEDES):
http://www.sedes.pt/documentacao.aspx?args=2,9&tipo=tomadas&ID=41

24/02/2008

Vladimir Luxuria, a Aberração da Política(?) Italiana

Eleito em 2006 deputado do parlamento italiano, Vladimir Luxuria é o nome artistico deste transexual italiano. Antigo animador de televisão, actor e prostituto, concorre em 2006 pela lista da Refundação Comunista (antigo Partido Comunista Italiano) e consegue ser eleito.
Com aberrações destas, normal é que cidadãos e eleitores se distanciem do processo eleitoral. A Democracia Representativa torna-se Plebiscitária, não sendo os representantes dos cidadãos e eleitores delegados de poder a partir de qualidades como a competência, honestidade e patriotismo, mas sim a partir de factores como a tendência sexual, a raça, a descendência, o sobrenome ou a origem. A política deixa de ser séria, deixa de ser eleito quem deve, para ser eleito quem espelha a suposta sociedade. Pretende-se que o parlamento seja o espelho da sociedade. As cotas para mulheres já existem, a seguir virão para os homossexuais, os ciganos, as minorias raciais, os ladrões, os estúpidos, os desempregados, os burros, os que nada querem fazer. A culpa? A falta de ética dos partidos políticos e o sistema de voto universal.

Sou tentado a concordar com Alexandra Mussolini: "Mais vale ser fascista do que maricas"

Informações sobre esta "coisa":
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vladimir_Luxuria
http://www.vladimirluxuria.it/

Portugal: o segundo pior país da UE para ser-se Criança

Segundo um relatório apresentado pela Comissão Europeia, 20% das crianças Portuguesas encontram-se em situação de risco de exposição à pobreza. Uma percentagem apenas superada pela Polónia. Ou seja, da Europa a 25, Portugal é segundo pior país para ser-se criança e crescer.

Fonte: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1320630&idCanal=62

19/02/2008

O Crime Compensa a Estrangeiros

"Há vários casos de cidadãos brasileiros que cometem crimes em Portugal, fogem para o Brasil e nunca mais são apanhados"

Fonte da PJ à Notícias Sábado, 16 Fevereiro de 2008

18/02/2008

CENSURA à Ignorancia

A partir desta data, e com efeito retroactivos, é expressamente proibida a publicação de comentários que não sejam devidamente assinados pelos seus autores, sob pena da imediata eliminação desses mesmos comentários.

Procura-se desta forma pôr fim a comentários inúteis, sem qualquer proveito para a discussão, enviados por gentes mal formadas e mal intencionadas, que sob a capa da "liberdade de opinião" procura esconder a sua ignorância, assim como a sua fragilidade intelectual e doutrinal.

Guti não é "Caveman"

Guti, jogador metrossexual do Real Madrid beijando um "amigo".

Segundo noticia o Record:
"O médio Guti, que nas últimas semanas foi notícia por estar na calha para assinar um contrato vitalício com o Real Madrid, à imagem dos colegas Casillas e Raúl, voltou às luzes da ribalta por motivos bem pouco desportivos. O semanário sensacionalista “Cuore” apanhou o jogador
merengue a dar um beijo repenicado a um “amigo”, dando duas páginas a um assunto que titulou como “O Carinhoso”.
(...)
Estas fotografias não surgem na melhor altura, uma vez que a esposa do jogador, a apresentadora de televisão Arancha de Benito, informou recentemente a imprensa que o casal se encontra numa “pausa de reflexão” devido às “saídas nocturnas” do jogador e às “más companhias”.
(...)
Quem já reflectiu e prepara uma recepção “especial” ao craque são os tifosi da AS Roma. Os italianos jogam com os merengues para a Champions esta semana e os adeptos já prometeram nos seus blogs “um beijinho à flor de Madrid”."

Na foto: Arancha de Benito

Agora esperemos que os adeptos do AS Roma não sejam acusados de homofobia....

Notícia completa: http://www.record.pt/noticia.asp?id=775898&idCanal=44


14/02/2008

The German Way of War - Operation Barbarossa

"The German invasion of the Soviet Union began on June 22, 1941. It involved three million men: 152 divisions in three army groups, 3,350 tanks, 2,000 airplanes, 7,000 pieces of artillery, 600,000 motorized vehicles, and 625,000 horses. The initial efforts matched such numbers. In three weeks, Army GroupCentre advanced 400 miles and captured the whole of Belorussia. Russian armies lost nearly 5,000 tanks, nearly 10,000 artillery pieces, and 1,700 planes."

"The German army left 4 million men on the battlefields of Eastern Europe, but they killed 27 million. The Red Army lost 11.5 million soldiers, and 15.5 million civilians died"

Ver mais: http://www.weeklystandard.com/Content/Public/Articles/000/000/014/713otfat.asp?pg=1

fig.1 - Operação Barbarossa, a maior operação militar da história.

Calem-se e Paguem diz o Governo

"Os Portugueses que se habituem"

Jaime Silva, ministro do XVII Governo Constitucional da 3ª República (de maioria socialista), em relação aos novos aumentos de 15% dos preços do pão.

13/02/2008

Trabalhistas Australianos e o "Burden" Aborigene


O primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, apresentou esta quarta-feira um pedido de desculpa aos aborígenes pela dor e pelos danos causados no passado aos aborígenes.


Kevin Rudd vindo da esquerda trabalhista australiana, é o primeiro-ministro recém eleito (depois de derrotar John Edwards).

Superioridade Ideológica da Direita (sobre a esquerda)

Direita ou Esquerda? Embora não me agrade esta classificação, demasiado simplista e minimal, é a que com mais frequência se encontra.

Qual destas duas correntes políticas, geradas pela revolução francesa é superior?

A que vai da extrema esquerda de inspiração comunista, ao socialismo e à social-democracia de centro-esquerda. Ou a da democracia cristã de centro-direita, democracia liberal de direita, e da extrema-direita, capitalista, conservadora e moralista.

Como Nacionalista que sou, ignoro quais queres outros rótulos ou ideologias, podendo contudo adoptar uma qualquer ideia, venha ela de onde vier, desde que seja uma mais valia para o meu país e não meta em causa o valor da Pátria. Isto permite-me ter um distanciamento para julgar a superioridade ideológica da Direita ou da Esquerda; vejamos alguns aspectos:

A Utopia ideológica da Esquerda Versus os grupos de pressão da Direita

O progressismo decadente e o liberalismo moral da Esquerda Versus o tradicionalismo e o conservadorismo

A tendência para o igualitarismo da Esquerda Versus Homem-livre da Direita

A justiça social artificial da Esquerda, sempre a favorecer os pobres, os oportunistas e as minorias Versus a justiça social da Direita que recompensa o empreendorismo, quem cumpre as regras da sociedade e quem trabalha

O Laicismo cego e o Jacobino violentos da Esquerda Versus a religião de valores e moral na Direita

O multiculturalismo da Esquerda Versus a identidade da Direita

em todos estes casos a Direita mostra-se superior à esquerda. O Homem de Direita é justo, prudente, conservador, homem de bons princípios e patriota, enquanto o Homem de esquerda é intolerante, violento, demagógico, utópico, irredutível e decadente.

É por a Direita ser superior à esquerda, que muita gente (incluindo eu próprio) se desloca da esquerda para a Direita, enquanto que da Direita, ninguém se desloca para a esquerda.

A Coercividade Demagógica da Esquerda

«O Governo não devia deixar entrar toda a gente. Com a abertura das fronteiras aumentaram novas formas de criminalidade e a PSP não está preparada. Existe uma nova onda de criminalidade organizada trazida, sobretudo, por imigrantes dos países de Leste»

António Ramos, presidente do SPP/PSP em declarações ao Diário de Notícias em Maio de 2006.

Foram estas mesmas declarações, mais que evidentes e fundamentadas para qualquer pessoa de bom senso, a causa de um processo e de uma multa a António Ramos. Em virtude de actualmente o dirigente se encontrar aposentado, a pena inicial de 70 dias e suspensão, foi convertida numa multa correspondente a seis dias de pensão.
fig. António Ramos (ao meio do lado direito) com José Pinto Coelho.

10/02/2008

Formas de Estar na Política

Durante a 2ª República do Estado Novo para de estar na Política eram necessários dois requesitos:

Patriotismo

Competência

Com a 3ª República da Democracia Liberal é necessário apenas:

Militância no Partido Socialista

Ser membro da Maçonaria

07/02/2008

Degradação Humana

Começou o julgamento do jovem acusado de estar envolvido na agressão e morte da transexual Gilberta. O jovem pertencia ao grupo que alegadamente espancou e atirou para um poço de uma obra a Gilberta, mas é o único que à altura dos acontecimentos tinha 16 anos - todos os outros eram menores de 16, e por isso, imputáveis.
Gilberta era uma "bicha". Um homem transvestido de mulher, um comportamente desviante, degradante e imoral.
Para além de transexual, era brasileira (a permanecer ilegalmente no país), tuberculosa, padecia de sida, estava infectada com hepatite e prostituia-se como forma de ocupação. Um autêntico perigo para a saúde pública. Um verdadeiro atentado à moral e aos bons costumes portugueses.

Apesar de ser sempre condenável a morte de um ser humano, é inadmissível como é autorizada a permanencia de tal degradação humana na comunidade. Casos destes devem ser identificados, internados para poderem ter toda a ajuda médica e psicológica, e no caso de indivídos estrangeiros, serem repatriados para os seus países de origem.

Quanto ao jovem, esperemos que o juíz tenha em ponderação estes factos, e seja brando e célere para com este jovem.

Democracia Liberal? Não Obrigado.

"(...) Modern liberal, representative democracy denied the importance of public happiness and public freedom, and conceptualized politics as a kind of burden best pursued by the few and not the rest of us"
Anna Arendt, On Revolution, 1990

A democracia como a conhecemos hoje, é individualista e corrupta, e o seu cancro são os partidos políticos.

06/02/2008

Candidato a belém?

António Marinho Pinto, registem o que o vou dizer, vai ser o candidato presidencial da esquerda contra Cavaco Silva em 2011”
Afirmou ontem José Miguel Júdice no programa "A Regra do Jogo" da SIC Notícias.

A disputa entre estes dois professores da Universidade de Coimbra, e actual bastonário da ordem dos advogados e cessante, mantém-se, e ganha cada vez maior profundidade. Só o tempo permitirá saber quem tem a razão e o bom senso do seu lado. Quanto à candidatura, ficou registada.

Identificação Racial em Angola

Os cidadãos angolanos têm no bilhete de identidade a sua raça discriminada por "negro", "misto" ou "branco" desde 2000. A legislação para a identificação racial no Bilhete de Identidade angolano, veio do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), que detêm maioria absoluta no parlamento. Acontece que, o tema esta em ribalta na discussão pública angolana. Alguns se lhe opõem, outros a defendem.

Não deixa de ser curiosa esta forma de discriminação racial no tão politicamente correcto mundo de hoje, que chega a negar a existência de raças humanas. Proveniente das teorias de africanização e do modelo socialista africano, esta é uma forma de racismo que António de Oliveira Salazar já previa em 1961, por ocasião de uma entrevista ao Jornal francês Le Figaro:

"Quanto ao futuro, direi que a Àfrica se encaminha para um racismo abracadabrante e tão condenável como o racismo nazi. Que se pretende? De um extremo a outro de Àfrica, quer-se expulsar as populações brancas, que desde hà gerações ai trabalham, criando a prosperidade e o progresso; quer-se eliminá-las do continente africano, para por em seu lugar exclusivamente negros. A história será severa para com este tempo."
António de Olivera Salazar, Le Figaro, 1961.

Link da notícia angolana:
http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=324595&visual=26&tema=7

Presos Politícos do PREC

"Numa Escola de Lisboa, na aula de História, a professora explica que depois do 25 de Abril não houve presos políticos em Portugal. Uma aluna levanta-se e diz não ser verdade já que o seu Pai estivera preso por esses motivos bem depois daquela data. A professora replicou que deveria ser de delito comum... Querendo dar elementos aos seus colegas, a aluna nada encontrou na net. É este o nosso objectivo. Fazer para que conste." [http://abrilprisoesmil.googlepages.com/ 23/04/07]



Que têm em comum José Miguel Júdice, Artur Agostinho, e outros milhares de portugueses?
Foram presos políticos, sem terem posto em causa a segurança do país ou a ordem pública. Não meteram bombas, não fizeram atentados, não assassinaram, não tentaram golpes de estado, não desviaram aviões ou paquetes, não conspiraram, nem pretenderam que o país se tornasse num feudo comunista totalitário.

Mas fazem parte dos inúmeros presos políticos do Processo Revolucionário Em Curso, logo após o golpe comunista dos oficiais vermelhos (25 de Abril), organizados no que chamaram Movimento das Forças Armadas.

Para saber algo mais sobre o assunto consultar o site:
http://abrilprisoesmil.googlepages.com/

Os "alunos" modelo de Socrates


Foto dos "alunos-modelo" contractados por José Socrates à Nicolau Breyner Produções por altura do lançamento do programa "Cada aluno Um computador". Cada jovem figurante ganhou 30€ pelo trabalho. Nem falta o imigrante brasileiro (camisola amarela), a jovem de raça negra (a preta), a estudante de leste (em segunda fila, terceira a contar da esquerda), nem a cigana (segunda fila, primeira a contar da direita). Propaganda vergonhosa, levada a cabo com o dinheiro de todos nós. Desta forma se evitam protestos, mais que prováveis se tal campanha tivesse sido feita numa qualquer escola pública. É isto o socialismo.

05/02/2008

Cidadãos saudáveis saem mais caros do que obesos e fumadores

Segundo notícia a Agência Financeira, "combater a obesidade e o tabagismo pode salvar vidas mas não poupa dinheiro, revelaram esta terça-feira investigadores, assinalando que acaba por sair mais caro cuidar de uma cidadão saudável que viva muitos anos.

Ou seja, o estudo holandês publicado no boletim da Biblioteca Pública da Ciência Médica citado pela «Lusa», mostra que, se uma pessoa viver mais anos, torna-se mais dispendiosa para o Estado.

No âmbito do estudo foram criados modelos para simular a longevidade de três grupos: os saudáveis, os obesos e os fumadores.

Os investigadores concluiram que, entre os 20 e os 56 anos, os obesos são o grupo que mais caro sai ao Estado. Porém, como os obesos e os fumadores morrem geralmente mais cedo, acabam por ser menos «pesados» para os Governos do que os cidadãos saudáveis, que vivem mais anos.

Por exemplo, se um fumador contrair cancro do pulmão, ele morre dentro de pouco tempo, enquanto se viver muitos anos pode vir a sofrer de Alzheimer, doença de «longo prazo» que fica mais cara ao sistema.

As conclusões contrariam o discurso político de que a obesidade iria custar milhões de euros aos Estados nos próximos anos mas, mesmo assim, a Associação Internacional para o Estudo da Obesidade defende que a doença deve continuar a ser combatida pela sua gravidade, ainda que possa não ter o impacto económico que se imaginava.

in: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=911889&div_id=1730

A Esquerda anti-tabágica


Ana Gomes, eurodeputada, ex-diplomata, funcionária e dirigente do Partido $ocialista, representa a ala radical da esquerda europeia. Para além do tradicional anti-americanismo primário, da defesa do multiculturalismo em detrimento do estado-nação, e do liberalismo moral, decadente e sodómico, juntasse-lhe agora a paranóica anti-tabágica. Com uma argumentação, tal como disse no artigo por mim escrito anteriormente referente ao assunto, quase sempre intolerante e falaciosa.

Vejamos excertos do texto publicado pela senhora Ana Gomes no Jornal de Leiria (24.1.2008), em baixo por mim comentados:

AG:"(...) a entrada em vigor da nova Lei do Tabaco não é nada do outro mundo: na Europa, vários países já adoptaram leis idênticas(...)"
JV: Pois, mas afinal parece que é algo de outro mundo, pois a Europa não representa o mundo nem perto. Tal como na lei do aborto e ao contrário do que querem fazer crer, são minoritários os países que aplicam leis deste tipo pelo mundo. Além do mais, a natureza de Portugal é a de um país atlântico e pluri-continental, e não fechado na Europa como esta senhora deseja.


AG:"Mas tanto em Espanha como em Itália, por exemplo, a proibição de fumar tem sido cumprida (...)"
JV: Falácia grave. Se em Espanha a lei foi implementada com extremo bom senso, dando livre escolha aos proprietários dos espaços, em Itália a proibição foi total. Resultou na falência de cafés, tornando-os espaços de não-permanência, enquanto que nos espaços de diversão nocturna, e digo isto com conhecimento de causa na primeira pessoa, a proibição pura e simplesmente não é acatada.


AG:"Em Portugal assistimos à proliferação de declarações agitando a bandeira das liberdades individuais. (...) Mas não me recordo de ter ouvido as mesmas vozes bater-se pela liberdade de opção, enquanto muitos locais públicos foram zonas utilizadas(...) por fumadores."
JV: Pergunto, e as pessoas que agora se tornaram fundamentalistas anti-tabágicos onde andavam? Porque não se manifestaram quando os locais públicos eram para fumadores? De certeza que poderiam ter tido o seu espaço. Pelo contrário, nunca vi nenhum protesto dos fumadores quando foram criadas carruagens sem fumo, zonas para não fumadores em restaurantes. Porquè agora todo esse fundamentalismo?! Não será possível, com bom senso e respeito entre as partes, chegar-se a uma decisão que são crie clivagens?


AG:"Apesar de as restrições agora impostas ao consumo de tabaco se fundarem em sólidas razões de saúde pública - para quem fuma e, também, para quem não fuma mas é forçado a inalar (...) Não acho que a nova legislação imponha nenhuma "ditadura da higiene" que vitime a liberdade individual(...)"
JV: Se existirem espaços para fumadores e espaços para não fumadores, ninguém é obrigado a inalar o fumo de outrem, pois ninguém é forçado a entrar num restaurante ou café.
Mas a partir do momento que se impõem, dracónicamente, medidas a perseguir um grupo, do qual ninguém é forçado a entrar, ai sim existe uma infracção no conceito de liberdade desse grupo.
Se fossem os proprietários dos espaços a decidir, sem ameaças de Autoridades que se julgam de Poderes superiores (como a ASAE), multas pesadas, e obstáculos intermináveis para poderem cumprir a lei, ninguém seria forçado a levar com fumo de ninguém. Agora, na realidade, o que acontece é uma das mais desprezáveis formas de discriminação e repressão.


AG:"A verdadeira liberdade (...) é determinada pelo princípio segundo o qual "a liberdade de cada um termina onde começa a liberdade dos outros". Ainda por cima quando a liberdade de uns fumarem prejudica não apenas a sua saúde, mas também a de quem não fuma."
JV: A Saúde de quem não fuma estará mais que protegida, pois os não fumadores em Portugal representam mais de 2/3 da população. Se o mercado for livre, haverá mais oferta de espaços para não fumadores do que para fumadores. E assim dessa forma, a liberdade dos fumadores não é invadida.


"AG:(...) importa preservar as noções de liberdade e democracia: são demasiado valiosas para serem achincalhadas em justificações despropositadas."
JV: Demagogia barata, numa cópia fiel daquela que tanto crítica vinda de Washington. Deplorável e sem mais comentários.


AG:"Mas esta é uma atitude que não reflecte o Portugal moderno, que acompanha a evolução global."
JV: Mas quem lhe disse senhora Ana Gomes, que Portugal quer seguir essa suposta "modernidade" podre e decadente?
Minha senhora, deixe essa visão egocêntrica, arrogante e egoísta. Portugal é demasiado antigo para receber lições vindas de tão novas uniões, organizações ou estados. Portugal tem a sua alma própria, o seu passado, a sua herança, os seus valores, e é com base nessa sua cultura que deve seguir a sua linha de evolução.


Nota: Consulta do texto integral da eurodeputada Ana Gomes: http://aba-da-causa.blogspot.com/2008/02/contra-o-deixa-estar-como-est.html

A diferença entre a ignorância e a sabedoria

"(...) hà pessoas fechadas na sua primeira formação e verdadeiramente irredutíveis; hà outras que, libertas de ideologias ou abstracções doutrinais mas firmes na meia dúzia de princípios fundamentais por que se regula a vida dos homens, podem revelar-se aptas a enfrentar de espirito aberto não só as reformas do dia a dia mas as viragens da história."

António de Oliveira Salazar, in Corriere della sera, 1960

04/02/2008

O TEMPO DO MUNDO ÀS AVESSAS - um diàlogo moderno

"Dona Fernanda, então por aqui? Agora me lembro, ainda não lhe dei os parabéns pelo seu homem. Vi-o no concurso da televisão. Que honra! Muitos parabéns! Fiquei orgulhosa como se fosse meu!

- É verdade, dona Cátia. Estamos muito contentes. Foi muito bom, até para compensar a desgraça da minha irmã. Não sabe? Imagine que o marido dela é administrador de um banco.

- Não me diga! Que vergonha! Mas qual? Daquele criminoso, o BCP?

- Olhe nem sei bem. Mas aquilo é tudo a mesma gente. Coitada da minha irmã, anda muito ralada! Felizmente que o amante está muito bem. Era segurança num bar, mas agora conseguiu ficar dado como deficiente por causa de uma sova que levou e o subsídio é excelente.

- Ainda bem! Que sorte! Olhe, essa sorte não tenho eu. Ando muito preocupada com o meu sobrinho. Não, não é com o homossexual. Não, esse está óptimo. Foi ao estrangeiro casar com o amigo e agora até estão a pensar adoptar uma criança por lá. O que me preocupa é o outro, o Zé. Tem um restaurante, imagine. Um restaurante de luxo.

- Ai, coitado! Em que se havia de meter! E tem tido muitas queixas?

- Pois. Calcule que nem sequer usava sabão líquido nas casas de banho e os exaustores são de baixa extracção. Estou com medo que mais cedo ou mais tarde acabe na cadeia, pobrezinho!

- Compreendo, compreendo. As ralações que temos! E então o que é que a traz por cá? Eu vou agora ali à direcção da escola queixar-me. Veja lá que a minha filha me disse que lá na escola não há máquinas de distribuição de preservativos na casa de banho das raparigas. Só na dos rapazes. Não é uma vergonha?

- Um escândalo. Depois se há problemas a culpa é dos pequenos! Eu também tenho de lá ir mas, infelizmente, é derivado ao comportamento do meu Ronaldinho.

- Não me diga que ainda é por causa da gravidez?

- Não, que ideia. Isso está tudo resolvido. Eles os dois trataram a questão com muito bom senso. Nem pareciam ter 13 anos! O aborto correu muito bem e o meu rapaz até já arranjou outra namorada bastante mais velha. Não, o que me preocupa é aquele grupo com que ele anda.

- Qual? A banda de rock satânico? Oh, minha amiga não se apoquente com isso. Nós lá em casa até dissemos ao nosso rapaz para criar uma. Antes isso que andar pelos ATL da paróquia com aqueles beatos a meter patranhas na cabeças dos miúdos. Na banda é muito mais seguro e saudável. Não só é artístico, como abre horizontes e um dia, quem sabe... Olhe, não me preocuparia nada com isso.

- Não, não é isso. Nós também estamos muito satisfeitos por ele andar com a banda. É um excelente meio de educação. Ao princípio ainda me chocavam um bocado as letras das canções, a falar de suicídio e sangue, mas agora até acho graça. Rapazes são rapazes, não é? Não, é muito pior. Ele também anda metido em coisas mesmo graves com aquele outro grupo clandestino. Já ouviu falar, não? Aquele grupo de fumadores que no outro dia até apareceu no jornal por um deles fumar dentro do metro.

- Que horror! O seu filho fuma? Mas isso faz imenso mal à saúde e polui o ambiente. Então ele não pensa no aquecimento global? Esta juventude está perdida!

- Eu sei, eu sei! Tentámos tudo para o afastar do vício, mas nada. O meu marido até quis ver se o interessava em blogs pornográficos, chats neonazis e outras coisas que fossem também um bocadinho subversivas e clandestinas mas não fizessem tanto mal. Mas nada! Ele não larga o cigarro! A culpa é do meu homem e eu já lhe disse. Imagine que quando o miúdo era pequeno lhe dava pistolas e outros brinquedos de violência. Claro que tinha de ter esta consequência, não era?

- Que horror! Imagino como anda apoquentada. E nos estudos, que tal anda ele? Os meus antigamente era um castigo. Davam muitos erros de ortografia mas isso agora, com este novo programa para o insucesso escolar, deixou de criar problemas porque já não conta. E, mesmo na Matemática, o que interessa é a criatividade dos miúdos. Se os professores explicam mal que culpa têm os pequenos?

- Eu digo o mesmo. Se eles depois acabam todos no desemprego, ao menos gozem a juventude."


João César das Neves, professor universitário (Diário de Notícias, 04-02-2008)