Dez anos depois, A Cartilha está de volta.

31/08/2009

Festas na Líbia

O ministro português dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, vai estar amanhã em Trípoli para as comemorações do aniversário do coronel Muammar Khadafi no poder.
Público



O déspota autocrata de nome Mohamed Khadafi (mas não o dos pneus), que há 40 anos controla o estado terrorista da Líbia, opressor do seu povo em nome do dogma socialista, vai receber na sua festa a presença de Luís Amado, em representação de Portugal.

Infelizmente a geoeconomia sobrepõem-se à Águia. O Reino Unido troca um terrorista assumido por petróleo líbio, como bem admite o filho do também nepotista Mohamed Khadafi. Mas desse país de Cecil Rhodes e de Churchills, tudo se espera. Agora de um Portugal, universalista e quase milenar, feito de hérois como o Decepado e Nuno de Santa Maria, tal vassalagem, seja ela por motivos energéticos ou ideológiocos, é uma grande decepção.

A Caminho do Socialismo

As manifestações na Venezuela foram declaradas crime pela procuradora-geral do país, Luísa Ortega, que garantiu irá abrir processos contra os cidadãos que “por qualquer motivo se manifestem” contra o Governo, revelava hoje o diário espanhol “El País” na sua edição online.

A dedução de acusações será feita, avançou ainda a procuradora, no enquadramento de um acto de rebelião civil, crime punido com 12 a 24 anos de prisão.
Público

30/08/2009

Pensamento Cainesíano

A curto prazo estamos todos saturados de auto-estradas e pontes.

A médio prazo estamos todos insolventes.

«A longo prazo estamos todos mortos» (John Maynard Keynes)

Japão - Mudança no Poder ao Fim de 54 Anos

O Partido Liberal Democrata deixou de ser o maior partido no Japão, posição que detinha desde 1955.

"Esta Democracia Não Resiste a esta Economia."

«São 700 000 funcionários, cerca de 3 400 000 reformados, perto de 350 000 titulares do RSI, uns 300 000 desempregados e outros centos de milhares de subsidiados diversos, num total superior a 6 milhões de indivíduos.

Isto é: temos estes 60 a 70% de eleitores inscritos, que são militantes atentos e empenhados do ‘Partido do Estado’!

Na verdade, é legítimo que um povo opte pela pobreza, desde que compreenda bem o sentido e as consequências do que vota.

Não como nos encontramos hoje: com uma caricatura de democracia, baseada no engano das gentes e na estreiteza das competências, os portugueses arrastam-se ‘às cegas’ para um desastre, que não é desejado, nem pressentido.

O Estado Novo naufragou por falta de solução para as guerras coloniais; sem resposta eficaz para o presente afundamento económico, a actual democracia mergulhará o nosso País numa confusão financeira e social, de efeitos dificilmente previsíveis, e acabará por ser substituída. Provavelmente, entre 2015 e 2020.»


Medina Carreira, Correio da Manhã, 30-Ago-2009

29/08/2009

Contribuintes Desembolsam 74 Milhões de Euros para Campanhas Eleitorais em 2009

Nas próximas campanhas eleitorais as despesas previstas pelos partidos ascendem a 91 milhões de euros, ultrapassando em 15,5 milhões o recorde de 2005, ano em que também houve eleições locais e parlamentares, noticia hoje o Expresso.

Se se juntar os orçamentos das europeias de Junho passado, o total sobe para 97,8 milhões de euros. Do total, 74 milhões saem dos cofres públicos.
Diário Digital

Sérgio Conceição Bombástico

«Estive nove meses [com scolari], mas a primeira reunião dos capitães - eu, Couto, Figo e Rui Costa - foi suficiente para o entender. Chamou-nos à parte e disse-nos que estava ali para treinar a selecção e dar o salto para um grande europeu. Mas estamos a brincar ou quê? Mas que é isto? ...Nos almoços da selecção, a mesa dos jogadores é sempre maior que a dos treinadores, porque há mais jogadores que treinadores. Com o Scolari, não! A nossa tinha 18/20 pessoas. A dele era maior. Mas estamos a brincar? Mas estamos onde? Ele levava os amigos brasileiros, os amiguinhos da Nike. Sim, porque ele é patrocinado pela Nike e entre um jogador da Nike e um da Adidas, escolhia sempre o da Nike.

O Dr. Merdaíl. Disse Merdaíl? Enganei--me. É Madaíl, Madaíl. Depois do fiasco do Mundial-02 [Portugal eliminado na fase de grupos por EUA e Coreia do Sul], escondeu-se atrás de uma carcaça, atrás de um campeão do mundo [o Brasil venceu esse Mundial-02, com Scolari a seleccionador]. Isso é atirar areia para os olhos dos outros.»


Sérgio Conceição, i, 29 de Agosto de 2009

E os 11 melhores jogadores com quem Sérgio conceição jogou no estrangeiro:

1. Buffon
2. Zanetti
3. Córdoba
4. Nesta
5. Cannavarro
6. Almeyda
7. Boksic
8. Vieri
9. Ronaldo
10.Mancini
11.Verón

Treinador: Sacchi

27/08/2009

Ben Bernanke Reapointed

"However, I have to admit that even I was surprised by last Friday’s CBS Marketwatch headline: “We Saved the World From Disaster, Bernanke Says.”

Bernanke’s claim that the world’s central bankers rescued the global economy from collapse – even if true – fails to recognize the role they played in actually creating the disaster in the first place.

Excess money expansion throughout the world (a problem that dates all the way back to 1995 in the United States, although it really ramped up after the 2001 stock-market crash) – led to an asset bubble and a situation of over-leverage that left the global financial system in a highly vulnerable situation."

Martin Hutchinson, Money Morning, 26-Ago-2009

Continua a Fantochada

Liedson é a grande novidade da lista de convocados da Selecção Nacional para os jogos com Dinamarca e Hungria, da fase de apuramento para o Mundial 2010.
TVI24

26/08/2009

Ditos

«Parlamento dos Múrmuros», «Contra-Democracia» e «Estado Espectáculo»,

chamou ontem Adriano Moreira ao estado a que isto chegou. Foi durante uma entrevista com Mário Crespo na SIC-Notícias.

25/08/2009

Playground - Paul Krugman VS Niall Ferguson

The argument is about whether the huge stimulus programmes launched by governments around the world, and the way central banks are furiously printing money, are lifting the global economy out of recession. Or whether they are just teeing up the next crisis — hyper-inflation and an even worse economic collapse.

Krugman, an ultra-Keynesian, argued for stimulus spending. Ferguson put the case for fiscal conservatism, warning of a “rapid explosion of federal debt”. At some point, the “financial credibility of the United States will be called into question”, he said.

A few days later, Krugman returned to the argument in a withering put-down on his blog, describing Ferguson’s views as “really sad” and “depressing” and belonging to “the dark ages of economics”.

Ferguson wrote another piece for the FT, comparing Barack Obama to Felix the Cat: “Felix was not only black,” he wrote. “He was always very, very lucky.”

Krugman saw the opportunity to deploy the nuclear weapon of American academic arguments — an accusation of racism.

Over on the influential Huffington Post blog, Ferguson defended the intro, rather amusingly pointing out that Felix was just a black cat, “not an African-American cat”.
Timesonline

Sócrates 2009

créditos: 31 Armada

País Cada vez mais Pobre

Nos primeiros seis meses do ano, os portugueses enviaram 6,1 mil milhões de euros para paraísos fiscais... segundo informa o Boletim Estatístico de Agosto do Banco de Portugal.
i



Enquanto se promete aumentar ainda mais os impostos aos portugueses, já de si asfixiados nos mesmos, o estado socialista vai continuando a extorsão aos bolsos dos contribuintes. Aqueles que algum dinheiro possuem, precavidos e prudentes, tratam de enviar para fora do alcançe da garra de Sócrates e Teixeira dos Santos o seu rico dinheirinho. Só em 2008 foram enviados para offshores quase 8,8 mil milhões de euros, valor que representa cinco por cento do PIB. E nos primeiros seis meses de 2009 6,1 mil milhões de euros!!

É assim que a esquerda governa desde o malfadado Abril de 74. Sugando como uma samessuga o dinheiro onde quer que esse esteja. O filão do ouro amealhado por António Oliveira Salazar e que nos permitia ter uma política monetária verdadeiramente excepcional já foi explorado. Seguiu-se o dos empréstimos do FMI, e mais tarde os fundos de coesão da CEE. O filão que actualmente alimenta o regime controlado pelo Largo do Rato, foi iniciado nos princípios de 80' pelo pateta bochechas - aquele que pisava a bandeira nacional mas que foi presidente da república; aquele que esqueceu Marx quando estava enamorado nos braços da CIA mas que agora o voltou a apregoar; aquele para quem o essencial é ganhar as próximas eleições - Mário Soares: os impostos.

Portugal é o país da União Europeia que mais dinheiro envia para offshores. Não compensa investir no país. Portugal será, depois da Moldávia, o país europeu mais à esquerda. E o menos Liberal, depois da Moldávia e Bielorússia. Não existem empresas para produzir, não existem exportações, não existe emprego, o consumo é reduzido, a economia não tem motor. O único alimento da esquerda, dita democrática, é o saque aos bolsos dos contribuintes.

Os Burros do Sistema

"O maior disparate, e o mais comum, é deduzir da crise a necessidade de mudar o sistema. Isso equivale a recomendar às vítimas de um desastre de automóvel que andem de burro."

João César das Neves, Diário de Notícias, 24-08-2009

Um Delegado de Propaganda Médica a Vender Educação

Bandeira Monárquica hasteada em Cascais



Créditos: Conjurados XXI

No País do Ridículo II - 66,5 Milhões de Euros

Gastos partidários nas eleições autárquicas 2009:

PS 30,5 milhões de euros
PSD 21,9 milhões de euros
CDU (PC/PEV) 10,2 milhões de euros
CDS-PP 1,9 milhões de euros
BE 1,9 milhões de euros

total 66,5 Milhões de Euros

19/08/2009

Àlguem que meta a GNR no Seu Lugar

O almirante Vieira Matias, ex-chefe de Estado-Maior da Armada (CEMA), defende a total reestruturação do sistema de vigilância das águas da costa portuguesa. Essa mudança, segundo o oficial na reserva, deverá passar por uma redução de competências da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR, remetendo a recém-criada unidade ao patrulhamento dos estuários dos rios, na detecção de tráfico de droga ou de seres humanos ou contrabando.
Correio da Manhã


Primeiro foram os Guardas Florestais, depois os Bombeiros, Polícia Marítima e agora a Marinha de Guerra.

A monopolização na Guarda Nacional Repúblicana de àreas de competência que não a sua, só porque esta guarda pretoriana, sujeita ao Regulamento de Disciplina Militar, subverniente ao poder político, que cala e come, completamente deslocada da realidade em que vivemos (como se pode ver pelo elevado número de suicídos nas suas fileiras), tem como objectivo a subordinação.

Se os Guardas Florestais reclamam por mais homens e meios - cria-se o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) na GNR, que nunca reclama (nem nunca protege).

Se os Bombeiros, seja o corpo de voluntários sejam os sapadores, reclamam por mais financiamente e meios, isso resolve-se - cria-se o Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da GNR (GIPS), um grupo de parvalhões armados em bombeiros, que preferem passar multas e conduzir viaturas armados em die hards, e que de apagar fogos nada percebem.

Se a Polícia Maritíma e a Armada pedem meios para patrulhar a costa, isso resolve-se - cria-se a Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR, eles não reclamam. Nem sabem navegar ou tão pouco conhecem as artes do mar.

E assim se governa um país, preferindo a sondagem à realidade, o silêncio ao aperfeiçoamento, e a imagem à eficácia.

No País do Ridículo - 6,467 Milhões de Euros

Paraíso socialista, semi-falido, penhorado ao estrangeiro e a caminho da insolvência, dominado por antigos agitadores políticos abrileiros, agora respeitáveis homens de estado situacionistas, este Porto Rico da União Europeia, de governantes pilha-galinhas antifascistas, que em bom português não passarão do que se designa de gatunos.

São mais de 6 milhões de euros, o valor que o povão irá desembolsar, para que os senhores da Constituição de 1976 continuem a farsa em que vivemos e que tanto proveito lhes rende.

Subvenção estatal aos partidos para a campanha às eleições legislativas 2009:
PS 1,81 milhões de euros
PSD 2,85 milhões de euros
CDU PC-PEV 1 milhão de euros
CDS-PP 807,7 mil euros

Total 6,467 Milhões de Euros

18/08/2009

Watergate no Palácio de Belém Enquanto se Espera Pela Viradeira

O clima psicológico que se vive no Palácio de Belém é de consternação e a dúvida que se instalou foi a de saber se os serviços da Presidência da República estão sob escuta e se os assessores de Cavaco Silva estão a ser vigiados, confessou ao PÚBLICO um membro da Casa Civil do Presidente.

"Como é que os dirigentes do PS sabem o que fazem ou não fazem os assessores do Presidente? Será que estão a ser observados, vigiados? Estamos sob escuta ou há alguém na Presidência a passar informações? Será que Belém está sob vigilância?"
Público

14/08/2009

11/08/2009

Refugiados Judeus em Portugal

«A maneira como os portugueses nos trataram revelou-se admirável... Países houve que puseram os fugitivos em campos de trabalho onde morriam de fome e de frio. Aqui não. Aqui escolheram alguns dos locais mais bonitos, como as Caldas da rainha, a Ericeira, a Figueira da Foz, o Buçaco, o Luso, para nos acolher até chegarem os barcos que levavam os meus companheiros para a América. Havia médicos que tratavam os nossos doentes de graça. Em certos restaurantes, quando uma família de refugiados pedia a conta, não lhe cobravam nada, ou porque o dono oferecia a refeição, ou porque alguém a pagava. Havia muitas cenas assim. Não existiu outro país onde tivéssemos sido tão bem tratados como em Portugal...Senti-me tão bem que fiquei cá para sempre.»

Sam Levy, refugiado judeu em Portugal durante a Segunda Grande Guerra, por cá se estabeleceu, e acabou por falecer, em Lisboa, no ano de 1999. in Fernando Dacosta, Máscaras de Salazar, 2007.

Assim tratava o regime fascista (como dizem os hipócritas que papagueiam a liberdade e promovem a ditadura e tirania) da Segunda República, os judeus que procuravam abrigo seguro na mais sangrenta época da humanidade.

E Esta Hein?!

Um dos advogados envolvidos desde o início no mediático julgamento do caso Casa Pia, há já quase cinco anos, viu agora o flagelo da pedofilia entrar-lhe pela casa adentro, apurou o CM. Defensor de um dos sete famosos arguidos no mega- processo – acusados pelos crimes de abuso sexual de várias crianças –, este jurista deparou-se com uma situação em que a vítima é a sua própria filha – atacada precisamente por um pretenso amigo, também ele jurista.
Correio da Manhã

10/08/2009

Bandeira Nacional

"É uma bandeira de pretos"

Guerra Junqueiro, referindo-se à bandeira encarnada e verde, adoptada como símbolo nacional a 1 de Dezembro de 1910.


Defensor das cores azuis e brancas, para o poeta:

«a bandeira nacional é a idealidade duma raça, a alma dum povo traduzida em cor. O branco simboliza inocência, candura unânime, pureza virgem. No azul há céu e mar, imensidade, bondade infinita, alegria simples. O fundo da alma portuguesa, visto com os olhos, é azul e branco.»

Por Portugal e Pela Santa Liberdade


Viva a Maria da Fonte
Com as pistolas na mão
Para matar os cabrais
Que são falsos à nação

É avante Portugueses
É avante não temer
Pela santa Liberdade
Triunfar ou perecer

É avante Portugueses
É avante não temer
Pela santa Liberdade
Triunfar ou perecer

Viva a Maria da Fonte
A cavalo e sem cair
Com as pistolas à cinta
A tocar a reunir

É avante Portugueses
É avante não temer
Pela santa Liberdade
Triunfar ou perecer

Lá raiou a liberdade
Que a nação há-de aditar
Glória ao Minho que primeiro
O seu grito fez soar

É avante Portugueses
É avante não temer
Pela santa Liberdade
Triunfar ou perecer

É avante Portugueses
É avante não temer
Pela santa Liberdade
Triunfar ou perecer


07/08/2009

Reforma Agrária

06/08/2009

Ronald Reagan

«Os intelectuais rendiam-se à inevitabilidade da ascensão soviética e do declínio do Ocidente. John Kenneth Galbraith, professor de Economia, escreveu em The New Yorker (1984): “O sistema russo tem sucesso porque, em contraste com as economias industriais ocidentais, ele faz pleno uso do seu poderio humano”. Paul A. Samuelson afirmou em Economics, seu influente livro didático, que “não se pode duvidar do fato de que os sistemas de planejamento soviético têm sido um motor poderoso para o crescimento econômico”. O professor de Economia Lester Thurow saudou em 1989 “a notável performance da União Soviética”. E o historiador Arthur M. Schlesinger Jr. dizia o seguinte: “Aqueles nos EUA que pensam que a União Soviética esteja à beira de um colapso econômico e social... [estão] apenas enganando-se a si próprios”.

O Presidente Ronald Reagan provou que todos eles estavam errados. Ele fez muito para reviver os ânimos americanos e mudar os termos do debate sobre políticas públicas. Ele insistiu que o livre mercado funciona melhor que os burocratas, e que o individualismo americano e a liberdade são coisas de que se orgulhar. Em vez de incentivar o Federal Reserve [o Banco Central americano] a imprimir dinheiro, como seu predecessor Jimmy Carter, Reagan apoiou os esforços do FED para frear a oferta monetária; em dois anos, a inflação havia deixado de ser uma questão nacional. Reagan reduziu e fixou um teto para a alíquota do imposto de renda, incentivando um crescimento econômico que, com exceção dos nove meses de recessão nos dois anos após deixar o cargo, continuaram no milênio seguinte, e o desemprego crônico deixou de ser uma questão de interesse nacional. Reagan acabou com as agressões soviéticas em curso e intensificou as pressões sobre a União Soviética, contribuindo para seu atordoante colapso. Como disse a Primeira-Ministra da Grã-Bretanha Margaret Thatcher, “Ronald Reagan venceu a Guerra Fria sem disparar um tiro”.»


Jim Powell, Biografia: Ronald Reagan

05/08/2009

Asia's Rise? Think Again

Don't believe the hype about the decline of America and the dawn of a new Asian age. It will be many decades before China, India, and the rest of the region take over the world, if they ever do.

by Minxin Pei, Foreign Policy Julho/Agosto 2009

'Ó da Guarda!'

Quando o guarda apanha o ladrão
Apanha também 16 anos de prisão

Por Uma Sociedade Socialista

As antenas de 32 emissoras de rádio e duas de televisão deixaram de transmitir no último sábado na Venezuela, entre elas as da rede de rádio CBN, a de maior audiência e de linha editorial opositora, após a decisão do governo de encerrar as concessões a um primeiro grupo de emissoras investigadas por inconsistências legais.

A medida, que nos próximos dias pode alcançar 240 emissoras de rádio (40% das existentes no país) e a 45 televisões, se produzi enquanto crescem as vozes de alarme por uma nova lei apresentada no parlamento para punir as pessoas que ao se expressaram por qualquer meio de comunicação incorrerem “em crimes mediáticos”.
Inter Press Service

PSP

O objectivo é aprender a combater a criminalidade, mas alguns alunos que frequentam o curso para futuros agentes da PSP, na Escola Prática de Polícia (EPP) de Torres Novas, parecem não estar a assimilar a matéria. Além de furtarem material aos companheiros, juntam-se para os agredir ou discriminar. A direcção da escola diz estar atenta a estas ocorrências.
Correio da Manhã



Ao contrário de outrora, quando os candidatos a agentes eram jovens já maduros e experientes, com serviço militar cumprido e com experiência de trabalho, hoje prefere-se admitir candidatos cada vez mais novos. Putos acabados de sair do liceu, sem perspectivas de futuro e sem qualquer noção de disciplina militar, vão como mancebos de 20 anos para a PSP e GNR em busca de um ordenado. Milhares de militares a contracto saem das NT sem serem aproveitados para as forças de segurança, como Paulo Portas bem tentou aproveitar, mas os governantes actuais recusaram. Quando dantes todos os anos concorriam às FS 18 a 20 mil candidatos, hoje, com a redução da idade para priveligiar os miúdos do liceu, são 3 ou 4 mil por ano. E o resultado são estes tipos de comportamento, nesta sociedade em decadência que uns abrileiros nos trouxeram.

Sondagem: Qual o pior blogue português?

13 votos - Arrastão
03 votos - Outro
02 votos - Miguel Vale de Almeida e Miguel Portas
01 votos - Valor das Ideias