A Maçonaria Portuguesa depositou ontem no cofre de um banco um documento da Legião Portuguesa com nomes e moradas de 3600 antigos agentes e informadores da PIDE, mantido em segredo desde 1974 por um elemento de uma loja do Grande Oriente Lusitano (GOL).
JN
30/04/2011
Nomes
29/04/2011
60 Mil Milhões a Pagar
A estratégia adoptada no sistema das PPP e concessões foi, quase sempre, optar pelas soluções mais dispendiosas, mais complicadas e frequentemente as menos aconselháveis, precisamente por o mercado estar viciado desta forma, conclui o autor neste artigo com base num documento oficial do Governo.
Neste artigo será efectuada uma descrição e análise de um documento oficial da Direcção Geral do Tesouro e Finanças, de Julho de 2010, sobre as várias Parcerias Público Privadas (PPP) e Concessões em infra-estruturas correspondente a 120 projectos, num valor superior a 60 mil milhões de Euros considerando o investimento inicial e prazos de concessão, que pode ser consultado no sítio: http://www.dgtf.pt/ResourcesUser/PPP/Documentos/Relatorios/2010/Relatorio_PPP_2010.pdf A repartição do investimento total é, como se lê no gráfico 2.1 da página 6 do referido documento, a seguinte: 41% para Rodovia (novas auto-estradas e vias rápidas); 19% para Ambiente (Águas, Saneamento e Resíduos); 12% para Produção de energia eléctrica (Novas Barragens); 10% Distribuição de energia eléctrica; 9% Produção e distribuição de Gás Natural; 4% Ferrovia; 4% Portos e 1% Saúde e Segurança.
Público
24/04/2011
Top 10 Sports That Get You Cut
1. Rowing
2. Wrestling
3. Bouldering
4. Surfing
5. Swimming
6. Gymnastics
7. Parkour
8. Sprinting
9. Kayaking
10. Ballet
FoxNews
21/04/2011
"A que se deve o crescimento económico do Estado Novo?"
1. O Estado como exemplo de pessoa de bem nas suas relações económicas e contratuais.
2. Em parte como resultado deste exemplo, uma cultura prevalecente na sociedade em que o cumprimento dos contratos (por vezes baseados na mera palavra dada) e, geralmente de todos os compromissos, se tornava uma questão de honra pessoal.
3. Funcionamento exemplar das instituições do Estado, como a justiça e a administração fiscal.
4. Elevado sentido de Estado por parte das pessoas que serviam o Estado quer nos postos da governação quer nos principais postos da administração pública. Tratava-se, em geral, de pessoas com elevado espírito público, que visavam servir o Estado e a comunidade, e não servirem-se do Estado e da comunidade - e que frequentemente o faziam com sacrifício dos seus próprios interesses pessoais.
5. Padrões muito elevados no sistema de educação.
6. Pequenez do Estado em termos económicos, deixando uma ampla margem de liberdade à iniciativa privada. (Em 1973, o peso do Estado na economia, medido pela percentagem da despesa pública no PIB era de 23%; actualmente, cerca de 50%).
7. Proibição de défices orçamentais, isto é, proibição de o Estado gastar acima das suas receitas. (A Constituição de 1933 consagrava o princípio do equilíbrio orçamental).
8. Gestão muito criteriosa e respeitosa dos dinheiros públicos. (Não são conhecidos casos graves de nepotismo durante o Estado Novo ou de má utilização dos dinheiros públicos, menos ainda da sua utilização para benefício próprio)
9. Grande abertura da economia ao exterior.
10. Baixo nível de fiscalidade (cerca de 23% do PIB em 1973; actualmente: perto de 50%).
Pedro Arroja, Blasfémias
18/04/2011
Freedom and the Global Economy
Let us defend globalization, because it has proven to contribute to the wealth of nations, and let us improve domestic regulations and education systems, in order to draw more benefits from a global economy. Eventually, let us also fight for democracy, at home and abroad, as freedom is our goal and free-market economics an indispensable component of that freedom.
City Journal
17/04/2011
BdP
Intervenção do Governador Carlos da Silva Costa na
II Conferência Reuters TSF: "Crise da dívida soberana, riscos ou oportunidades"
Lusa Propaganda
A demissão da jornalista Sofia Branco do cargo de editora da noite da agência Lusa, por se ter recusado a editar uma notícia sobre a reacção de José Sócrates a críticas do presidente do grupo Jerónimo Martins, em Fevereiro passado, fez com que o Conselho de Redacção da agência decidisse avançar com uma queixa na Entidade Reguladora da Comunicação.
Público
09/04/2011
Scientists see the beginnings of racism in monkeys
Psychologists have long known that many people are prejudiced towards others based on group affiliations, be they racial, ethnic, religious, or even political. However, we know far less about why people are prone to prejudice in the first place. New research, using monkeys, suggests that the roots lie deep in our evolutionary past.
Scientific American
04/04/2011
Jesse Owens
A veteran German sports reporter has claimed that Adolf Hitler did in fact shake hands with black US athlete Jesse Owens at the 1936 Berlin Olympics.
Telegraph