Dez anos depois, A Cartilha está de volta.

27/10/2009

Quem é a Dona Ongoing: Isabel Rocha dos Santos

Os amigos mais íntimos chamam-lhe Beluxa. Isabel Rocha dos Santos nunca deu qualquer entrevista, faz questão de não aparecer e prima pela discrição. É assumidamente low-profile, apesar de ter herdado do pai - João Rocha dos Santos - o império da Sociedade Nacional de Sabões (SNS) e de, aos 64 anos, ser a accionista maioritária do grupo Ongoing, que detém 20% da Impresa e é dono do "Diário Económico"
(...)
Isabel, "sempre sóbria e clássica", não intervém, aliás, nos negócios - tarefa de que o filho mais velho, Nuno Vasconcellos, de 44 anos, se ocupa - e não tem formação académica. Mas "esforça-se por estar sempre a par de tudo o que acontece no mundo dos negócios", sublinha um amigo da família. Isabel reúne mensalmente ou quinzenalmente com os accionistas e "é capaz de acompanhar todas as conversas".

O pai morreu em 1992. Por essa altura, a família desfez-se do negócio dos sabões, uma tradição que já vinha de 1860. A seguir ao 25 de Abril, a SNS é o maior grupo privado do país. Chegou a produzir marcas como a Colgate-Palmolive, a Sonasol ou a Lavax em Portugal. Isabel era a única herdeira, apesar de "não ser, de todo, uma mulher de negócios, mas soube escolher muito bem os advogados", garante outra amiga. Tem um apartamento na Quinta Patino e uma casa de campo na Comporta, onde passa horas a jogar às cartas.
Jornal i

Sem comentários: