Dez anos depois, A Cartilha está de volta.

27/06/2010

Laurentino Dias, o Coveiro do Futebol Português


Despacho do secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, não impõe limites à utilização de estrangeiros nos campeonatos jovens. Tudo em favor da não discriminação das nacionalidades.

A lei permite que não haja um número-limite de estrangeiros utilizados em equipas de futebol de escalões jovens. No fundo, é um decalque do que se passa nos campeonatos seniores, onde qualquer equipa também pode ter onze estrangeiros. Foi há cerca de quatro anos, quando antes havia limitação ao número de estrangeiros – eram inscritos dois e utilizava-se um nos campeonatos jovens.

De então para cá, deu-se a invasão de atletas das mais diversas nacionalidades.

Reflexo do crescente investimento em jovens estrangeiros é também a perda de competitividade nas selecções jovens. A equipa das quinas é presença cada vez menos assídua nas fases finais de europeus ou mundiais. Os desaires aí estão. A Turquia goleou Portugal por 4-0 em sub-19 em Agosto de 2009 e afastou a equipa lusa da fase final do Europeu desse ano. Na fase de qualificação do Europeu de sub-21, Portugal está em terceiro, atrás de Inglaterra e Grécia, e arrisca-se a ficar de fora da fase final. O efeito bola de neve acabará por chegar à selecção principal, com campo de recrutamento cada vez mais minguado.
Correio da Manhã

26/06/2010

Sondagem: Qual a melhor forma de regime para Portugal?

4 votos - Integração na Monarquia Espanhola
4 votos - Confederação Lusófona CPLP
3 votos - Monarquia Constitucional
3 votos - Regime Presidencialista
2 votos - Outro
01 voto - Continuar com o actual

total - 17 votos

25/06/2010

Crise Política Portuguesa

«Quem semeia ventos, colhe tempestades e Sócrates coleccionou histórias mal contadas desde que foi eleito em 2005, dos telefonemas irritados a jornalistas aos ataques contra profissionais da comunicação social. É fazer as contas, como diria António Guterres.

Por junto - e ao que se sabe - o secretário-geral do PS conseguiu processar nove jornalistas: cinco da TVI, três do "Público" e um antigo colunista do "Diário de Notícias". Todos os processos têm vindo a ser arquivados pela justiça. O feitiço teria um dia de se virar contra o feiticeiro. Como se vê, a crise em Portugal não é só económica e nunca esteve tão baixo o rating político do primeiro-ministro.»


Paulo Pinto Mascarenhas, Jornal i, 25-VI-010

24/06/2010

El Corte Inglés

Britain's coalition government produced the harshest budget in a generation on Tuesday, slashing spending, raising sales tax and slapping a levy on banks to cut a record deficit to almost nothing in five years.
Reuters

Merkel Say No To Obama Spending

Chancellor Angela Merkel roundly rebuffed U.S. President Barack Obama's call for Germans to aid the global recovery by spending more and relying less on exports, even as she warned that Europe's own financial crisis is far from over.
WSJ

Para os Póscolonialistas, Aqui Está o Colonialismo Brasileiro

Instituto Nacional de Colonização

The Political Problem of a Economic Recesson

Markets are also beginning to worry about how policymakers in the U.K., Japan, and the U.S. will handle their soaring debts, all at unprecedented peacetime levels, relative to GDP. It’s not that governments don’t recognize the problem; it’s that, as last week’s OECD report documented, there is no evidence so far that the top politicians of any of these countries is remotely prepared for the significant tax increases and savage spending cuts that their out-of-control deficits will compel. The results could be soaring inflation or wholesale debt restructuring.
Newsweek

Ernst&Young Prevê Recuo da Economia Portuguesa

O Produto Interno Bruto português pode recuar 1,1% até Dezembro, com o aumento da recessão para 1,5 no próximo ano. Isto apesar do crescimento 1,1% registado no primeiro trimestre. As previsões da Ernst &Young contrariam as expectativas do Governo e do Banco de Portugal que no Plano de Estabilidade e Crescimento apontaram para um crescimento de 0,7% este ano e 0,9 em 2011. Segundo a consultora, só em 2012 o país volta a registar um cenário de crescimento, com um aumento de 1,1% em relação ao ano anterior
RTP

Tachos Xuxalistas

O ex-ministro da Economia Manuel Pinho foi nomeado presidente do Conselho de Administração da Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, em Lisboa, disse hoje à agência Lusa a diretora da entidade, Marina Bairrão Ruivo.
Jornal i

22/06/2010

O RSI de um Déspota

New mining in Zimbabwe has quickly yielded millions of carats of diamonds and could help catapult the nation into the ranks of the world’s top diamond producers, according to the head of a group of experts for the United Nations-backed effort to stop the trade in conflict diamonds.
NYT

20/06/2010

E quem financia os projectos portugueses?

A aldeia olímpica, que vai albergar os atletas dos X Jogos Africanos, começou hoje a ser construída no Bairro do Zimpeto, arredores de Maputo, num projecto financiado na íntegra por Portugal.  As obras, orçadas em 114 milhões de euros, serão executadas pelas construtoras portuguesas Mota-Engil e Soares da Costa.

Hegemonia Continental

"Duas semanas depois de Barack Obama ter ganho as eleições, o seu chefe de gabinete, Rahm Emmanuel, fez uma afirmação controversa: "Nunca desperdices uma boa crise; é uma oportunidade para fazer coisas que não podias fazer antes".

Nas últimas duas semanas, a França e a Alemanha têm imposto a sua hegemonia de forma inimaginável há dois anos, tal como na premonição de Emmanuel. Do lado alemão, é chocante que tantos políticos orgulhosos dos seus países aceitem impávidos que a União Europeia possa vigiar as contas públicas, impor regras extremas e aplicar castigos severos à margem da soberania dos povos. Do lado francês foi confrangedor ver esta semana Sócrates e demais "líderes" embevecidos com o projecto de um governo económico europeu, que nada mais é que a França a ditar a política económica de todos.

Enquanto andamos preocupados com a crise, alemães e franceses estão a conseguir o que nunca tinha sido possível na história da União Europeia: transformar uma união de países iguais num extenso território onde franceses e alemães impõem à vez a sua vontade sobre todos."


Ricardo Reis, Jornal i, 19-VI-010

A Canalha: Quanto Muito, Almeida Santos Será Mordomo, Nunca Príncipe

O primeiro-ministro considerou, esta sexta-feira na Guarda, que o histórico socialista António de Almeida Santos é «um dos príncipes da democracia».

Na resposta, Almeida Santos elogiou o papel reformador de José Sócrates, comparando-o ao Marquês de Pombal.

Almeida Santos voltou a considerar José Sócrates como o melhor primeiro-ministro de Portugal desde o 25 de Abril.
TSF

19/06/2010

Obama and the Military-Industrial Complex

CBS News has learned in an exclusive report that the State Department has awarded a part of what was formerly known as Blackwater Worldwide a contract worth more than $120 million for providing security services in Afghanistan.
CBS

Foto que Safou Pedroso foi Alterada

Inspector da PJ garante que rapazes identificaram socialista em imagem nítida – e não numa foto escurecida que entretanto foi parar ao processo.
Correio da Manhã

Pensamento

O estado dá rendimento mínimo aos reclusos e criminosos, seringas aos drogados e cargas fiscais aos cidadãos cumpridores. É o Estado social a que temos direito.

18/06/2010

um cartoon sistémico

O SNS É CARO OU BARATO?

Sucintamente: Um doente esteve ligado a uma máquina durante cerca de seis meses enquanto esperava por um transplante. Findo esse período surgiu o esperado órgão. A taxa de sucesso deste tipo de transplante é deveras reduzida. Sem contar com a operação de transplante, este caso custou ao SNS 1,5 milhões de euros (trezentos mil contos em moeda antiga). Mais de 70% do orçamento para 2010 desse departamento foi consumido num único caso.

Explicava-me um médico: se fosse em Inglaterra, a máquina teria sido desligada ao fim de 10 dias e o paciente teria morrido. Motivo: ser financeiramente incomportável. Já um outro explicava: este custo terá como implicação, por motivos orçamentais, o não tratamento de outros doentes.

Ora aqui está um bom tema para discussão. Como resolver estas questões num país remediado e que vive numa crise profunda não existindo dinheiro para tudo?
in Albergue Espanhol

Crime e recompensa

Reclusos recebem 96 euros por cada membro do agregado familiar. Traficante de armas tem direito a 400 euros. 

E Para Quando Acabar com a Ordem 'Mafiosa' dos Advogados?

Marinho Pinto garante que prova de acesso ao estágio de advocacia se vai manter
Público

Vantagens do Cartão de Sócio PS

Mário Lino nomeado para cargo na Caixa
Jornal de Negócios

15/06/2010

Sem meias verdades

A ausência de qualquer deputado na assinatura do protocolo de colaboração entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a empresa de painéis solares RPP Solar, levou o empresário Alexandre Alves a criticar os políticos, considerando que estão mais interessados em debater os problemas das escutas no âmbito do processo ‘Face oculta’ e os direitos dos homossexuais.




Paradoxos

O país tem (oficialmente) 596 mil desempregados que dariam o couro e o cabelo para terem um emprego estável. 10,8% da população activa portuguesa está no desemprego, sem perspectivas de vida ou futuro, segundo as estatísticas dos centros de emprego: pessoas sem possibilidades de fazer face às suas dívidas ou de terem estabilidade laboral ou social. Muitos mais, com certeza, farão parte do clube dos desempregados, mas ou desistiram de procurar, ou procuram emprego sem a inútil ajuda do centro de emprego.

Enquanto isso as marionetas sindicais, pessoas com a estabilidade de um emprego no Estado ou nas empresas do Estado, exigem cada vez mais. Não lhes bastando ter um emprego sumamente bem pago, com tremendas regalias e benesses, exigem cada vez melhores salários, melhores horários e melhores regalias sociais. Tudo claro manietado pelos sindicatos que aproveitam uma situação de crise para dinamitar mais um pouco uma sociedade já destruída. É o caso do sindicatos de enfermeiros e dos maquinistas da CP. 

Ignorando que milhares de pessoas estão directamente dependentes dos seus serviços, os sindicatos e as pessoas que os compõem decidem levar a cabo uma guerra egoísta, olhando unicamente para o seu umbigo. A completa antítese do que deveria ser o serviço público.

Políticos

«Os nossos políticos não são gente. Nenhum deles mostra ter tido na sua vida uma daquelas crises espirituais donde se emerge talvez ferido para sempre, mas psiquicamente homem, personalidade espiritual.

São ateus pela mesma razão que o é um burro ou uma árvore. São portugueses porque, por desgraça nossa, nasceram adentro da nossa fronteira, oriundos de gente que secularmente assim tinha feito. Nenhum detalhe psíquico os mostra portugueses. Nenhuma centelha lhes acende um momento o olhar.São vazios e estúpidos. Só sabem comer e manobrar para comer.»


Fernando Pessoa, Fernando Pessoa da República (1910-1935)

14/06/2010

A Recuperação Económica de Valter Lemos

Até ontem, 1836 sociedades entraram em insolvência, um aumento de quase 10% face aos números do ano passado, de acordo com os dados do Instituto Informador Comercial, a que o DN teve acesso. Em média, são 11,2 insolvências por dia. O número de insolvências, que no final do primeiro trimestre pouco ultrapassava as mil, regista um crescimento de 50% face a Junho de 2008.
Diário de Notícias

13/06/2010

Abbas Support Gaza Blockade

Palestinian Authority President Mahmoud Abbas is opposed to lifting the naval blockade of the Gaza Strip because this would bolster Hamas, according to what he told United States President Barack Obama during their meeting at the White House Wednesday. Egypt also supports this position.
Haaretz

Nova Criminalidade Passional

A família de José Carlos Silva, o homem de 41 anos que na quinta-feira foi morto à facada em Guimarães, suspeita de que o autor do crime tenha sido mesmo o travesti Flávio Lopes, com quem a vítima vivia há cerca de um ano.
Correio da Manhã

12/06/2010

Pois

O ex-administrador da PT Rui Pedro Soares comparou o relatório da comissão de inquérito ao “caso TVI” aos “julgamentos da Inquisição”, acusando o relator, João Semedo, de já ter “divulgado publicamente estas mesmas conclusões”.

O boy Rui Pedro Soares só se esqueceu de um pequeno pormenor: na inquisição os autos e processos eram religiosamente guardados, mesmo após o julgamento ter tido lugar. Coisa que neste caso esteve longe de acontecer, devido a falhas selectivas de memória, desaparecimento misterioso de documentos, e impossibilidade de aceder a um meio de prova, as escutas telefónicas, que poderia claramente acabar com a classe vampírico-socialista que nos governa. Da inquisição este caso manteve a pouca transparência e a arrogância, além da desfaçatez e da encenação teatral de uma classe, neste caso a política, que urge reformar pois está a deixar o povo português a arder na miséria.

10/06/2010

Portugal Já Paga Juros Mais Altos que a Grécia

Numa altura em que cada vez mais se discute se Portugal deveria recorrer ao pacote de ajuda financeira da UE-FMI, o instituto que gere a dívida portuguesa, o IGCP, realizou ontem uma emissão de Obrigações do Tesouro a 10 anos em que a taxa de juro obtida foi de de 5,225 por cento, a mais alta desde, pelo menos, 2006 e possivelmente desde a criação do euro. A taxa exigida à Grécia, no pacote de ajuda que conta com dinheiro português, é de cinco por cento.
Público

07/06/2010

No Seguimento do Post Anterior, Está Montado o Circo dos Bichas

Este dia, em que entra em vigor o casamento entre pessoas do mesmo sexo, é importante para si?

Confesso que me é indiferente. Não vou pôr os banhos a correr, como se costuma dizer, nem estou a pensar fazê-lo.

Não pensa casar-se?

Não. E espero que com isto a palavra gay não se torne num sinónimo de circo nem de fogueira de vaidades. Tenho medo que isto ponha em risco a opinião saudável que algumas pessoas já têm desta opção de vida.

Mas que tipo de circo fala?

Por exemplo, não me apetece nada ver o senhor presidente da câmara António Costa querer casar pessoas do mesmo sexo nas próximas noivas de Santo António. Acho que se pode vir a assistir a um folclore que não é necessário e isso repudio, apesar de a palavra ser muito forte.

Mas acha que isso tem vindo a acontecer?

Sim. Quando a lei foi aprovada no Parlamento e quando o senhor Presidente da República aprovou o diploma.



Entrevista com Vitor Sousa, ator homossexual, Diário de Notícias, 07-VI-010

Bizarria na moda




Como não poderia deixar de ser a provocação gratuita aos valores religiosos já começou por parte das bichonas travestidas que adoram desafiar o sagrado. Ao lindo casalinho a Cartilha deseja que tenham muitos meninos:)

05/06/2010

Falsificações no PS de Inês de Medeiros

Ainda acerca da novela em torno da filha do maestro, JMF apresenta um documento da CNE onde se lê que a residência da filha do maestro é...em Lisboa. João Galamba, boy do PS e filho do outro, prontamente acena com um outro documento, este do PS, onde a morada indicada é a de Paris. Acontece que este documento terá sido provavelmente falsificado ( o mesmo número de eleitor referido na CNE...é igual ao de Paris, o que é suspeito).

Afinal a filha do maestro estava registada como tendo residência em Lisboa, mesmo vivendo em Paris, onde tem os filhos, que desejava ver semanalmente às custas do zé povinho.

Acerca de um rapaz que também viu o mundo mudar de repente

Relembrar o velho Carlos Santos, via Jugular.

Bilderberg 2010

Paulo Rangel e Teixeira dos Santos, os convidados deste ano.

Queda do BCE

«uma moeda forte depende sobretudo de ter um BCE forte, independente dos estados, com o objectivo primordial de controlar a inflação a médio prazo.

Mas os gregos ganharam a aposta e os líderes europeus vieram em seu socorro. O grande medo dos fundadores do euro concretizou-se.

Inicialmente preservaram-se as aparências, anunciando-se que o auxílio seria apenas fiscal, sem intervenção do BCE. Mas no último mês, o pacote de auxílio foi de 30 para 110, e agora 750 mil milhões de euros. É cada vez menos credível que os contribuintes alemães ou franceses vão arcar com toda esta despesa. Se não o fizerem só sobra uma opção: imprimir dinheiro. O anúncio há três semanas de que o BCE vai comprar dívida grega, embora não provoque inflação directamente, reforçou a percepção de que o BCE já está a seguir ordens dos estados. O euro está em queda acelerada desde então


Ricardo Reis, Jornal i, 05-VI-010

04/06/2010

«Risco da falência da Húngria lança caos na Europa»

«O governo da Húngria admitiu hoje a forte probabilidade de entrar em bancarrota. O que temos a ver com isso? Tudo. Os derivados de seguros de crédito sobre a dívida soberana Austríaca estão a registar a maior subida do dia. A Áustria, recorde-se tem emprestado ao leste Europeu, sobretudo à Hungria, cerca de 70% do seu PIB. A exposição ao risco de incumprimento é brutal, podendo vários bancos austríacos falir em série, sem possibilidade de honrar compromissos. A consequência? A sua nacionalização, no mau hábito que se instalou, e que o governo Austríaco já seguiu anteriormente. As contas públicas da Áustria ficarão a arder no curtíssimo prazo. E a Áustria, recordemos, é um país da zona Euro.O contágio torna-se inevitável

Carlos Santos
, Corta-Fitas, 04-VI-010

«Irmãos Muçulmanos»

O Papa Bento XVI está em Chipre para uma visita de três dias, apelou ao diálogo com os “irmãos muçulmanos”
Público

Mudança em Horizonte no Egito

Muslim Brotherhood says it will back ElBaradei campaign

Egypt's biggest opposition group has said it will back the former UN atomic watchdog chief Mohamed ElBaradei's political change campaign, reports say.
BBC

02/06/2010

Rosa Coutinho 1926-2010

fig. Almirante Vermelho, um dos principais responsáveis pela guerra cívil e o genocídio do povo angolano. Comunista activo, participou no desmembramento de Portugal e procurou a sovietização do país. O seu nome ficará para sempre na história pelos piores motivos.

A Queda do Obama Japonês e o Regresso ao Partido Institucional

O primeiro-ministro japonês, Yukio Hatoyama, apresentou a sua demissão, depois de ter atingido picos de impopularidade apenas oito meses após ter tomado posse.
Público

Snobismo Economicista

O Ministério da Educação estima que já no próximo ano letivo estejam encerradas cerca de 500 escolas do 1.º ciclo com menos de 20 alunos, no âmbito de um plano de reorganização da rede escolar.

O número provisório foi avançado hoje pelo secretário de estado da Educação, João Mata, enquanto decorria a reunião de Conselho de Ministros que aprovou a resolução que estabelece os princípios para a reorganização da rede escolar pública.
Expresso


Acelerar desertificação do interior, afastar as crianças da família, alunos com 5 e 6 anos a acordar às 6 horas da manhã e a regressar a casa às 19 horas, poupar dinheiro em professores e instalações. É a política da educação total do governo socialista.