Dez anos depois, A Cartilha está de volta.

30/11/2009

Promoção a Casais: Rahul Kumar VS SCP

A descrição do produto no site oficial do Sporting não deixa dúvidas: o conceito de casal associado à "Gamebox Duo" contempla apenas "dois sócios do sexo oposto" e a "obrigatoriedade de serem Homem e Mulher". Situação que motivou mesmo a apresentação de uma queixa formal por parte de um sócio do Sporting, Rahul Kumar, no dia 12 de Outubro. "Não sou homossexual, mas o conceito de gamebox só para heterossexuais fez--me confusão. Decidi ir à secretaria e dizer que queria comprar uma para mim e para um companheiro: não me deixaram", conta ao i. Uma situação que a direcção da ILGA considera "claramente inconstitucional". E o presidente da Opus Gay, António Serzedelo, vai mais longe: "Não percebo como é que em pleno século XXI, um grande clube como o Sporting, que terá seguramente sócios homossexuais, pode fazer uma discriminação insultuosa como esta".

"É ilegal. Não pode haver uma promoção que se destine apenas a casais heterossexuais", diz o advogado José Miguel Júdice. "É absolutamente inaceitável. Pura maldade. Não há legislação que dê aval a uma discriminação dessas", reforça o deputado e activista do movimento LGBT Miguel Vale de Almeida.
Jornal i



Quem é Rahul Kumar:

Licenciado em sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas em 2003, iniciou em 2008 o doutoramento em Sociologia no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.(...)

Para além das questões relacionadas com racismo e discriminação, em torno da qual desenvolve o seu trabalho na Númena, os seus interesses de investigação situam-se no campo de uma sociologia conhecimento, dos media e dos consumos culturais. Interesses teóricos que têm encontrado no terreno do futebol um laboratório privilegiado.
Númena - Centro de Investigação em Ciências Sociais e Humanas

1 comentário:

Sebastião Batalha disse...

Choca-me e enoja-me que um advogado que conhece bem os escrutinios e procedimentos estatutários públicos e privados, como José Miguel Judice, pode vir a terreiro dizer que esta promoção, de uma empresa de capitais privados, é ilegal.

Por acaso já se legalizou o casamento homossexual, para que haja inconstitucionalidade na não admissão de uma parelha gay a uma promoção que contempla apenas "casais casados", e cujo principal objectivo é trazer mais MULHERES aos estádios, acompanhados dos seus MARIDOS?

Este Judice é mais um que se passou para o lado negro da força, e não aceita que nem toda a gente ainda tenha embarcado nesta loucura que é normalizar uma anormalidade.

Não falo nem do sociólogo nem do antropólago, que também não me merecem qualquer voto de credibilidade, devido aos seu trejeitos estranhos de incendiários sociais. Tecnocratas e paneleiros deste estilo não têm outro interesse que não promover os seus próprios interesses, e de permeio destruir o que resta do tecido social português. Aquilo que ainda restou da nossa 2ªrepública e que estes reaccionarios odeiam.