Ataque especulativo à dívida portuguesa
Especuladores internacionais aproveitam fragilidade financeira do Estado Português para tentar ganhar milhões de euros. Subida do ‘spread’ tem um forte impacto financeiro nos juros.
Ao que o CM apurou, os especuladores, na sequência da crise financeira da Grécia e do aumento do défice orçamental em Portugal, começaram a vender títulos da dívida pública portuguesa antes de o Governo apresentar o Orçamento do Estado para 2010, na expectativa de ganhar milhões de euros com a fragilidade financeira do Estado Português. Como os títulos serão entregues ao comprador dentro de meses, os especuladores apostam na baixa do preço no momento da entrega para nessa altura os adquirirem por um valor inferior ao estabelecido no contrato.
Correio da Manhã
Governo congela salários no Estado para acalmar agências de ‘rating’
(...)
A dez dias de se conhecer a proposta de Orçamento do Estado para este ano, as autoridades portuguesas tentaram ontem acalmar os mercados. Alberto Soares, presidente do Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP), emitiu um comunicado para os investidores onde reafirma a determinação do Governo em reduzir o défice orçamental já este ano e sublinha que os salários dos funcionários públicos não serão aumentados.
Diário Económico
16/01/2010
'Let The Game Begin!'
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário