..que de "Juntos" nada têm. Em vez de procurar assimilar, o que seria o mais correcto, ignora por completo esse processo social que mais êxito traz a uma sociedade. Nem tão pouco procura aculturar, e muito vagamente integrar. Em vez disso, e apoiado em estereótipos (a chinesa que come arroz, o preto que gosta de jazz) muitas vezes a roçar o racismo, tenta-se impor uma diversidade de padrões pouco claros (depois do falhanço do multi-culturalismo os pseudo-intelectuais da moda chamam-lhe agora inter-culturalidade) que tem na prática o efeito de criar uma balcanização da sociedade, agora catalogada à maneira anglo-saxónica por raças, que ameaça que um dos países (Portugal) que ao longo da sua história foi dos mais tolerantes do mundo, esqueça a sua identidade e se transforme numa África do Sul.
O ignorar que Portugal não é um país exclusivamente e de natureza europeia, leva a negar que existam pretos, chineses, indianos, da Oceania (Timor) ou mestiços e mulatos que vivam e sintam Portugal , tal como existem centenas de milhares de brancos que se dizem africanos ou indianos de Portugal (como foi desde tempos remotos até 1974, em que existia uma real diversidade do ser português que ia do Minho a Timor) sob o pretexto de que eles são diferentes, mesmo quando essas diferenças são apenas raciais é arrepiante. Tão arrepiante como o resultado que se espera: o assumir ou criação de identidades perigosas ou novas, à imagem do que se passa em Paris com descendentes de argelinos, em Londres com descendentes de paquistaneses, em Lisboa com descendentes de PALOP's ou com islamitas fundamentalistas europeus - a criação de uma identidade que nem corresponde aos países de acolhimento, nem tão pouco aos países de origem. Indivíduos apátridas e de horizontes pouco claros.
P.S: 1Absolutamente reprovável o estereótipo jocoso de calão, burlão, burocrata e pouco trabalhador que se faz do português nesta gala. 2Como também é óbvio, não considero ninguém de cultura cigana como sendo português.
18/12/2008
O Canal 1 da RTP esta a passar neste momento uma "Gala Juntos pela Diversidade"...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário