Essa bala [que matou Alexis Grigoropoulos] cristalizou os anos de cólera acumulados. Não hà reivindicações concretas. O que queremos é a nossa vida de volta.
Katerina Ioanninou (estudante de Direito Grega), Público 17/12/2008
Hoje hà democracia mas os partidos confiscaram-na para os seus próprios interesses, o desemprego é ainda pior e as humilhações são diárias.
Galina Kanelopoulos (advogada grega), idem
Hoje o desencanto é geral, e nenhum partido e credivel: a falta de esperança é sempre mãe da violência e da transformação do povo numa multidão enraivecida.
Marika Frangika (sociólogo grego), idem
Na Grécia o clima geral de descontentamento eclodiu numa onda de violência e motins (13 dias consecutivos), que ameaçam a queda do poder nas ruas, o que pode originar uma guerra cívil ou uma situação de anarquia geral. Por cá o descontentamento agrava-se, mas ser um povo de brandos costumes é aguentar, aguentar, aguentar até que um Condestável ou um Presidente-Rei apareça e faça História em nome de um povo uno, pacífico e respeitador, até para com os seus inimigos que hoje estão arrogantes no topo, mas que amanhã serão derrubados.
17/12/2008
O que vale ser um povo de brandos costumes!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Se formos a ver situação na Grécia antes das manifestações, e a situação actual em Portugal é praticamente a mesma.
É só uma questão de tempo até acontecer o mesmo em Portugal. Só um lider forte o poderia evitar, mas esse lider forte ou não se quer envolver na politica( Medina Carreira) ou não quer o poder central( Marcelo Rebelo de Sousa, Alberto João Jardim). Em Portugal são as unicas pessoas que podem acabar com esta politica da febra assada e terminar de uma vez os dislates da esquerda nos ultimos 30 anos.
O que faz falta na Grécia é uma política mais eficaz no incremento à misceginação, tal como a que existe em Portugal, que permita aos anarcas e afins "confraternizar" com pessoas de todo o mundo no seu próprio país. Hoje qual dos países da europa dos 15 é que não faz os possiveis e impossiveis para permitir a um esquerdalha sujo que fume ganzas, que mantenha relações sexuais assiduamente ou que assimile pretenciosamente grande parte da cultura de africanos, asiáticos, marcianos, enfim de todos que é tao bonito é todos e tudo junto.
Por outro lado há que, na continuação de uma revolta social, aniquilar pela raíz tudo o que tenha a ver com nacionalismo e até de algum socialismo da velha guarda que vai lutando por direitos, contra a corrupção política, contra o capitalismo selvagem e contra a imigração porque esses é que são os maus, os terroristas, que partem lojas se insurgem a partir do nada contra a polícia, incendeiam carros e árvores de natal, pois, porque até com uma árvore de natal tinham que ir marrar.
/Sarcasm off
Enviar um comentário