Dez anos depois, A Cartilha está de volta.

01/09/2009

Há 70 anos...

Iniciam-se os primeiros confrontos da Segunda Guerra Mundial. Alemanha do Terceiro Reich e União Soviética, a partir de Junho de 1941 inimigos, mas hà época aliados, começam a ocupação da Polónia, divisão acordada no Pacto Molotov-Ribentropp.


Do lado alemão reinam as aspirações à recuperação do território nacional perdido após os Tratados de Versalhes, e o aumento da sua esfera de influência, que já se alargava à Austria e Checoslováquia. Do lado soviético, a vontade de recuperar o espaço perdido na guerra de 1920, travada contra a Polónia, e o desejo de propagar o comunismo, a que Niall Fergunson chamou de segunda epidemia do século XX, depois da gripe espanhola e antes da SIDA.


As potências europeias, Reino Unido e França, declaram guerra à Alemanha, mas não à União Soviética. Ainda mais hipocritamente, no terreno, nada fazem - nem um soldado enviam. Deixam a Polónia à sua sorte, o que se viria a mostrar desastroso para o povo polaco. A Polónia, foi o povo que mais sofreu com a Segunda Guerra Mundial a seguir à Bielorússia, e só se livraria da ocupação soviética em 1989.

Sem comentários: