Dez anos depois, A Cartilha está de volta.

17/05/2010

Política de Mentira, Imagem e Sacanagem

"A economia portuguesa está a recuperar", referiu José Sócrates, lembrando que, no primeiro trimestre de 2010, Portugal foi o país da Europa que "apresentou o maior crescimento".

Sócrates referiu ainda que Portugal "foi um dos países da Europa que mais cedo saiu da condição de recessão técnica" e "um dos que melhor resistiu à crise económica mundial".

O primeiro ministro falava em Ponte da Barca, onde foi recebido em festa, com palmas, bombos e concertinas, num verdadeiro banho de multidão.
(...)
Terminou a sua intervenção citando Camões: "Esta é a ditosa Pátria, minha amada".
Diário de Notícias


De Maio a Novembro de 2009, o Governo foi repetindo que a cobrança fiscal estava "em linha com o previsto" quando a DGCI ia, mês após mês, afirmando o contrário.

Ao arrepio do discurso oficial traçado desde Maio desse ano, que insistia estar a cobrança fiscal "em linha com o previsto", a DGCI foi mensalmente assinalando uma degradação assinalável e chegou a estimar, a poucos dias das eleições legislativas de Setembro, uma quebra de 12,2 por cento face a 2008, quando o Governo ainda afirmava esperar uma queda de 9,1 por cento. Só em Novembro, o Governo admitiu o falhanço da previsão. O défice orçamental de 2009 acabaria por saltar para 9,3 por cento [longe dos 5,9 anunciados pelo PS]. O Ministério das Finanças não quis comentar.
Público

Sem comentários: