O presidente Barack Obama pediu neste sábado uma rápida ação do Senado para reformar o sistema financeiro e "assegurar o futuro econômico dos Estados Unidos".
Faltando alguns meses antes das eleições parlamentares de novembro, Obama recorreu à frase populista de "ajudar as pessoas de Main Street". A expressão refere-se à classe trabalhadora, num claro contraponto à Wall Street.
Apesar das críticas de senadores republicanos a alguns pontos do projeto, eles estão relutantes em se colocar contra a reforma num ano de eleições, pois temem serem acusados de aliança à Wall Street. Para o presidente, a reforma irá "ajudar a acabar com práticas predatórias" no mercado e blindar a economia do país contra a repetição da crise de 2008-2009.
Com a taxa de desemprego nos EUA um pouco abaixo de 10%, a população está ansiosa sobre as finanças do país. Não por acaso, a aprovação de Obama acabou atingindo cerca de 50% e também ameaça o desempenho dos candidatos democratas na disputa pelo Legislativo no final deste ano.
Folha de São Paulo
15/05/2010
Populismo em Ante-Véspera de Eleições
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário